Apresentação do Fórum de Contabilidade

Neste momento estamos abrindo as janelas de um espaço virtual para que haja uma intensa e permanente discussão dos problemas de contabilidade, com o objetivo maior de aperfeiçoar, melhorar e inovar as práticas contábeis no Brasil e no mundo.

Este é um sonho que acalento há muitos anos por entender a importância da contabilidade para a economia e a sociedade em geral. A prática de uma contabilidade correta, com certeza, é uma das causas do aumento da produtividade das empresas. 

Por entender, também, que a contabilidade é muito mal ensinada e, consequentemente, mal aprendida e por isso não se encontram, com facilidade, profissionais (contadores ou não) que demonstrem conhecimentos aprofundados desta ciência. 

Por certo, a mesma coisa acontece em outras disciplinas, contudo a contabilidade é muito mais abrangente e, desta maneira, suas falhas são mais notadas. Ela é, vitalmente, utilizada por economistas, administradores de empresas, advogados, particularmente, os tributaristas, analistas financeiros, pequenos, médios e grandes empreendedores, sem contar os contadores, enfim a contabilidade é de suma importância para quase todas as profissões relacionadas com empresas.

E por entender, também, que as demonstrações financeiras e práticas contábeis atuais, apresentam falhas que precisam ser discutidas e corrigidas. Por, exemplo, acho que a Demonstração da Posição Financeira (anteriormente denominada Balanço), de acordo com a Lei 11.638/07 além de não apresentar, adequadamente, a posição financeira das empresas, dificulta a sua análise e interpretação.

Como prevejo que daqui a, no máximo, dez anos todas as informações importantes estarão circulando nas mídias sociais, considero que O Forum  é uma grande motivação para participarmos deste circuito virtual.

Este espaço – FORUM DE CONTABILIDADE AGO - estará sempre aberto para todas as pessoas que tenham interesse em contabilidade. Sejam empreendedores, contadores, administradores de empresas, executivos financeiros, economistas, engenheiros, advogados, analistas financeiros, estudantes, etc.

Basta que você queira escrever, criticar, sugerir, tirar dúvidas e praticar contabilidade, você é nosso convidado.

Seja bem-vindo ao Fórum de Contabilidade AGO.